
O Serviço de Psicologia e Orientação é um recurso da ESSL que visa o apoio e aconselhamento psicológico, o desenvolvimento e reforço do sistema de relações da Comunidade Educativa e o desenvolvimento e orientação vocacional.
Visa, de forma indireta, a melhoria do sucesso educativo e a redução do abandono escolar através da prevenção de comportamentos e risco e da violência escolar, na promoção das competências socioemocionais, da saúde e do bem-estar em meio escolar, bem como ao nível da prevenção e intervenção precoce em saúde mental. mas também auxiliar os alunos nas suas necessidades. Desempenha ainda um papel importante no apoio à definição de medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão,
Na sua atividade, articula com outras estruturas da ESSL e com outros serviços e instituições externas.
Domínios de intervenção
De acordo com o disposto no Decreto-lei nº 190/91 de 17 e demais normativos em vigor, o psicólogo do SPO atua em 3 domínios específicos:
- Apoio e Aconselhamento Psicológico;
- Desenvolvimento do Sistema de Relações da Comunidade Educativa;
- Desenvolvimento Vocacional.
Psicólogas
- Bárbara Xavier
- Ana Trindade
Horário
As marcações prévias e os atendimentos realizam-se durante a semana, de 2.ª a 6.ª feira, no período entre as 9:30-13:00h e 14:00-18:00h.
Contatos
Como recorrer ao Serviço de Psicologia e Orientação?
- O pedido de atendimento pelo SPO pode ser feito pelo aluno, pelo diretor de turma / docente e/ou encarregado de educação, através do contacto direto com as psicólogas no gabinete do SPO, sendo os alunos o alvo principal da atuação do SPO. É necessária a marcação prévia do atendimento (data e hora). O pedido será formalizado pelo preenchimento da Ficha de Identificação.
- A capacidade de resposta do serviço aos pedidos está condicionada pela compatibilidade e disponibilidade de horários (aluno e psicólogas); a tipologia do auxílio e a sua urgência ou pela ordem de chegada do pedido.
- As prioridades de atendimento, assim como a periodicidade do mesmo, são estabelecidas consoante a especificidade das situações e de acordo com a autonomia técnica e científica.
- O atendimento é efetuado em horário sem atividades letivas e tem a duração de 50 minutos (salvo exceções).
- No caso de cancelamento ou impossibilidade de presença no atendimento, a informação deverá ser comunicada com a antecedência devida pelo utente.
Apoio Psicopedagógico
Intervenção do SPO neste âmbito:
- Intervenção com alunos que apresentem dificuldades na resolução de problemas, de adaptação/integração social, no relacionamento interpessoal/emocional, dificuldades comportamentais e/ou baixa autoestima, entre outras.
- Acompanhamento psicopedagógico a alunos abrangidos pela educação inclusiva, no âmbito do Decreto-Lei nº 54/2018 de 6 de julho, em colaboração com outras estruturas competentes, designadamente a Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva (EMAEI) da escola.
- Análise de situações identificadas e encaminhamento das mesmas para entidades com protocolos estabelecidos com a escola e/ou outros serviços/instituições externas, em situações que requeiram uma intervenção de âmbito clínico.
Orientação Escolar e Profissional
Escolher uma área de estudo/curso/ profissão nem sempre é fácil. Sobretudo porque existem muitas opções de escolha. Quando os jovens se deparam com tantas possibilidades de escolha, sem terem claro o que querem estudar, é natural que se sintam perdidos… O papel do psicólogo é apoiar os jovens e os pais neste processo de escolha. Para além da realização de testes de avaliação psicológica/testes psicotécnicos e da sua análise, deve ajudá-los a pensar de forma crítica; promover o seu autoconhecimento (características pessoais, interesses, capacidades e valores) e a refletir sobre a trajetória académica ou profissional que gostariam de seguir.
O SPO promove e realiza:
- Sessões individuais ou com grupo de alunos/turmas que visam auxiliar os alunos a gerir o seu percurso individual e a tomar decisões em matéria de educação e formação.
- Aplicação individual e/ou em pequeno grupo de instrumentos de avaliação psicológica/psicotécnicos, no âmbito da OEP.
- Elaboração e/ou divulgação de informação/materiais de OEP através de diferentes canais de comunicação, de modo a promover atitudes de procura e tratamento de informação de natureza escolar e profissional.
- Reuniões / Contactos de natureza diversa com docentes e encarregados de educação.
- Ações de informação interna e externa.
Material de apoio



