ASE – Ação Social Escolar

CIRCULAR: GASE nº2/2017

Comparação dos Despaches do ASE


GAAF – Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família


SPO – Serviços de Psicologia e Orientação

Bem-vindo ao Serviço de Psicologia e Orientação da ESSL

Apoio Escolar Profissional, Apoio Psicopedagógico, Apoio ao Desenvolvimento de Relações da Comunidade, Educativa

O que é?

O Serviço de Psicologia e Orientação (SPO) é um serviço especializado de apoio que procura acompanhar os jovens ao longo do seu percurso escolar.

Articula com as estruturas de orientação educativa da ESSL e com outros serviços e com outros serviços externos de modo a promover condições que assegurem a integração escolar e social dos alunos, a promoção e desenvolvimento da sua identidade pessoal e a construção do seu projeto de vida.

 

O SPO atua em 3 domínios:
- Orientação Escolar e Profissional
- Apoio Psicopedagógico
- Apoio ao desenvolvimento de relações da comunidade educativa

 

Escolher uma área de estudo/curso/ profissão nem sempre é fácil. Sobretudo porque existem muitas opções de escolha. Quando os jovens se deparam com tantas possibilidades de escolha, sem terem claro o que querem estudar, é natural que se sintam perdidos… O papel do psicólogo é apoiar os jovens e os pais neste processo de escolha. Para além da realização de testes de avaliação psicológica/testes psicotécnicos e da sua análise, deve ajudá-los a pensar de forma crítica; promover o seu autoconhecimento (características pessoais, interesses, capacidades e valores) e a refletir sobre a trajetória académica ou profissional que gostariam de seguir.

 

Principais atividades:

  • Sessões individuais ou com grupo de alunos/turmas que visam auxiliar os alunos a gerir o seu percurso individual e a tomar decisões em matéria de educação e formação.
  • Aplicação individual e/ou em pequeno grupo de instrumentos de avaliação psicológica/psicotécnicos, no âmbito da OEP.
  • Elaboração e/ou divulgação de informação/materiais de OEP através de diferentes canais de comunicação, de modo a promover atitudes de procura e tratamento de informação de natureza escolar e profissional.
  • Reuniões / Contactos de natureza diversa com docentes e encarregados de educação.
  • Ações de informação interna e externa.

Orientação Escolar e Profissional

Apoio Psicopedagógico

Principais atividades:

  • Intervenção com alunos que apresentem dificuldades na resolução de problemas, de adaptação/integração social, no relacionamento interpessoal/emocional, dificuldades comportamentais e/ou baixa autoestima, entre outras.
  • Acompanhamento psicopedagógico a alunos abrangidos pela educação inclusiva, no âmbito do Decreto-Lei nº 54/2018 de 6 de julho, em colaboração com outras estruturas competentes, designadamente a Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva (EMAEI) da escola.
  • Análise de situações identificadas e encaminhamento das mesmas para entidades com protocolos estabelecidos com a escola e/ou outros serviços/instituições externas, em situações que requeiram uma intervenção de âmbito clínico.

Apoio ao Desenvolvimento de Relações da Comunidade Educativa

Principais atividades:

  • Colaborar, na sua área de especialidade, com os órgãos de administração e gestão, estruturas de organização pedagógica, serviços técnico-pedagógicos, docentes e não docentes, pais e encarregados de educação.
  • Articular a ação do SPO e/ou colaborar com outros Recursos/Serviços Externos (Educação e Formação, Saúde, Justiça, Segurança Social…) em diferentes atividades.
  • Cooperar em projetos dirigidos à comunidade educativa, no âmbito das competências do SPO.

Como recorrer ao Serviço de Psicologia e Orientação?

  • O pedido de atendimento pelo SPO pode ser feito pelo aluno, pelo diretor de turma / docente e/ou encarregado de educação, através do contacto direto com as psicólogas no gabinete do SPO, sendo os alunos o alvo principal da atuação do SPO. É necessária a marcação prévia do atendimento (data e hora). O pedido será formalizado pelo preenchimento da Ficha de Identificação.
  • A capacidade de resposta do Serviço aos pedidos está condicionada pela compatibilidade e disponibilidade de horários (aluno e psicólogas); a ordem de chegada do pedido e altura do ano em que é solicitada a intervenção (salvo excepções devidamente justificadas).
  • Prioridades de atendimento, assim como a periodicidade do mesmo, são estabelecidas consoante a especificidade das situações e de acordo com a autonomia técnica e científica de que dispõe a psicóloga responsável.
  • O atendimento é efetuado em horário sem atividades letivas e tem a duração de 50 minutos (salvo exceções).
  • No caso de cancelamento do atendimento, a informação deverá ser comunicada com a antecedência devida.

 

Equipa Técnica do SPO

  • Psicóloga Bárbara Xavier
  • Psicóloga Ana Trindade

 

Horário

As marcações prévias e os atendimentos realizam-se durante a semana, de 2.ª a 5.ª feira, no período entre as 9:30-13:00h e 14:00-18:00h e 6.ª feira no período entre as 09:30-13:00h (salvo excepções).

 

Contactos | spo@essl.edu.pt


Biblioteca Escolar

Em construção