A Escola Secundária de S. Lourenço insere-se num território do interior, marcado por baixa densidade populacional, envelhecimento demográfico e desafios socioeconómicos, mas também por fortes relações de proximidade comunitária e de identidade cultural.
Situa-se na malha urbana da cidade de Portalegre e a sua origem remonta a 1884, ano de criação da Escola de Desenho Industrial Fradesso da Silveira. Em 1958, passou a funcionar nas atuais instalações, na Av. George Robinson, tendo sido objeto de obras de requalificação em 2010, por parte da então “Parque Escolar”.
O atual edifício da ESSL é constituído por quatro blocos: o bloco principal, com quatro pisos, o bloco do ginásio/refeitório, o bloco de oficinas/laboratórios e o bloco dos antigos anfiteatros. Dois destes blocos são fruto da nova intervenção: um destinado à biblioteca, outro destinado ao refeitório e bar. A Biblioteca da ESSL tem acesso direto a partir da entrada principal da Escola, centralidade que é reforçada pela sua implantação no centro do espaço livre, anteriormente utilizado como campo de jogos. O bloco do refeitório e do bar permite reforçar a ligação do bloco principal ao bloco das oficinas/laboratórios e permite aceder internamente ao polidesportivo.
A área geográfica da ESSL é parte da União de Freguesias da Sé e São Lourenço, a mesma encontram-se os aglomerados populacionais dos Assentos e do Atalaião, dois dos dois bairros de maiores dimensões da cidade; a ESSL acolhe, para além de alunos do concelho de Portalegre, alunos provenientes de várias freguesias dos concelhos limítrofes como: Alter do Chão, Arronches, Castelo de Vide, Crato, Fronteira, Marvão, Monforte e Nisa.
Com a atual deslocação das populações, na nossa escola, temos ainda alunos de mais de uma dezena de nacionalidades diferentes.