Poesia na aula de Português
No passado do dia 22 de maio, na turma do 12º B, na aula de Português da professora Conceição Fé, “falou-se de poesia na primeira pessoa” porque a aluna Ana Carrilho e a poetisa Elsa Fonseca apresentaram os seus poemas: Deixa-me ir, mesmo que te doa…. e Um dia, já talvez distante, respetivamente.
Nesta atividade colaborativa, os alunos testemunharam a emergência do impulso subjacente ao ato de criação poética e a importância da poesia na vida de todos. Através de um tom confessional e intimista, as duas autoras demonstraram o que é “poetável” para elas, tornando a poesia uma presença trivial nas suas vidas.
Além disso, todos apreenderam que, por trás de um poema, há sempre uma história que é transmitida com estilo e criatividade passível de ser interpretada por cada um de nós de acordo com as nossas experiências de vida e conhecimentos. Os dois poemas foram analisados conforme as estratégias de leitura implementadas no estudo dos poetas contemporâneos.
Assim, concluiu-se o estudo do texto poético com uma experiência dinâmica, motivadora e aliciante para todos, onde a poesia proporcionou partilhas e encontros!