Peça com alunos ESSL abriu “Junho em Cena”
A 3ª edição do “Junho em Cena – Mostra de Artes Performativas” abriu, a 28 de maio, com a estreia da peça “A Vila”, a partir do texto homónimo de Prista Monteiro, pela mão do Grupo de Teatro da Escola Secundária de S. Lourenço.
Em palco, Carolina Sequeira, Joana Raposo, Lia Marques, Madalena Luís, Luís Marchão, África Palomo, Nina Torgal Macleod, Lara Trindade, Helena Ritter Machado e Astride Lenda foram brilhantes!
Os nossos alunos foram ensaiados e coordenados pelo UMCOLETIVO, composto por Cátia Terrinca, João P. Nunes, Raquel Pedro e Rui Salabarda).
A peça “A Vila”, de Prista Monteiro, mergulha nas dinâmicas sociais e políticas de uma pequena comunidade rural, expondo os conflitos entre tradição e progresso, entre o poder estabelecido e a luta por justiça. A história desenrola-se numa vila onde a população, mascada por dificuldades e desigualdades, vê-se diante de decisões que podem mudar os seus destinos.
A chegada de um novo elemento externo ou uma reviravolta inesperada desestabiliza as estruturas rígidas de vila, trazendo à tona tensões latentes entre os habitantes. A peça explora temas como opressão, resistência e o desejo de mudança, apresentando personagens profundos e dilemas que ressoam com questões universais.
Com uma linguagem envolvente e uma construção dramática intensa, “A Vila” questiona o que define uma comunidade e até que ponto os indivíduos estão dispostos a lutar por um futuro diferente.
Parabéns a todos!
Fotografias autorizadas pelo CAE Portalegre