PAP – ESSL 19-20

desk-2037545 640

ALUNOS DA ESSL APRESENTARAM AS SUAS PROVAS DE APTIDÃO PROFISSIONAL

Durante os dias 15 e 16, e ainda 21 e 22 de julho, decorreram, na Escola Secundária de São Lourenço, as apresentações das Provas de Aptidão Profissional (PAP). Os 32 alunos finalistas dos cursos de Técnico de Desporto e Técnico Auxiliar de Saúde demonstraram, com sucesso, os diversos conhecimentos e competências técnicas e académicas adquiridas ao longo dos três anos de formação.

Assim, os alunos do curso Técnico de Desporto apresentaram projetos que se prendiam com o desporto e o lazer, com soluções criativas para locais emblemáticos da cidade, mas também com a divulgação de cursos no ensino superior nesta área. Surgiram títulos como: Área das Ciências do Desporto e Educação Física-Cursos no ensino superior português; Centro de treino de Boxe; Plano de treino para Bombeiros; Organização de Campeonato de Triatlo; Campos de Férias “Campus Activities”; Organização de Torneio de Andebol; Inter-Turmas- Torneio de Futsal de Ensino Secundário; Prova de Natação Nacional para o Desporto Escolar; Centro de Estágios “Portalegre Campus”; Infraestruturas para Lançamento do Disco na cidade; Centro de Estágios Alentejano; Laboratório de Saúde e Exercício Físico na Escola”- Proposta de Atividades Físicas no Ginásio da Escola; Centro de Treinos de BTT.

Os alunos do Curso de Técnico Auxiliar de Saúde apresentaram, na semana seguinte, projetos relacionados com a sua área de formação, mas abrangendo temáticas muito diversificadas: Yoga para idosos; Ortodontia, Suporte Básico de Vida; Trissomia 21; Ginásios escolares; Exercício físico ao ar livre-Máquinas de exercício para idosos; Dependências de álcool e tabaco; Doping; Distúrbios alimentares; Atividade Física na Terceira Idade; TNT- Tecidos inteligentes na área da saúde; Desenvolvimento das crianças e parques infantis; Sida; Eczema disidrótico; Dieta vegetariana; Estupefacientes; Medicina alternativa.

Os projetos foram defendidos perante um júri interno e também perante um júri externo, constituído por profissionais reconhecidos na área da formação profissional e nos sectores de atividade afins aos dois cursos. Assim, para o curso de Desporto foram convidados o professor Duarte Claudino, técnico de Desporto na CIMAA e o professor Luís Macedo, técnico superior de Desporto da Câmara Municipal de Castelo de Vide. Para o curso de Saúde foram convidados Luis Pinto, diretor da Clínica Médico Fisiátrica de Portalegre, e Sandra Cortes, técnica no Centro de Resposta Integrada (CRI) de Portalegre.

Saliente-se a relevância destes cursos numa aprendizagem mais prática, relacionada com uma profissão, e que permita integrar o mercado de trabalho e valorizar e desenvolver a região, sem afastar a possibilidade de prosseguir estudos superiores, conforme a vontade declarada de diversos alunos.—

Ver Vídeo – Clicar aqui