Subiu ao placo e encantou
A apresentação final do Clube de Teatro da ESSL subiu ontem, dia 5, ao palco no auditório do IPDJ de Portalegre.
O sucesso foi de tal modo estrondoso que nem as pancadas de Molière se conseguiram ouvir. A peça escolhida este ano foi “John Gabriel Borkman”, do dramaturgo norueguês Henrik Ibsen.
O espetáculo encerrou o trabalho de um ano lectivo de ensaios, tendo sido uma primeira vez apresentado no XXV Festival Internacional de Elvas, em Março deste ano.
De forma resumida, a obra consta da seguinte intriga: Borkman, administrador de um banco, tivera o sonho filantrópico de ajudar a comunidade, usando dinheiro dos depósitos, mas foi apanhado por um colapso financeiro que o levou a ser preso, arrastando para a pobreza muitos dos depositantes. Perdeu a estima da mulher que ele nunca amou e já é tarde para reaver o amor da cunhada, que, na verdade, foi a moeda de troca face ao credor da sua dívida. O próprio filho o repele, procurando no egoísmo da sua felicidade um escape. Entretanto, as duas irmãs reconciliam-se no amor de ambas a Borkman. A peça apresenta uma atualidade surpreendente, sobretudo em tempos em que as questões financeiras e os escândalos económicos passam da esfera pública para a privada. Ibsen é um mestre na técnica de trazer o passado para o presente e o ir desvendando passo a passo.
O elenco contou com Eduardo Gonçalves (John Gabriel Borkman), Maria de Andrade / Iara Domingues (Gunhild Borkman), Edna Pimenta / Sofia Trindade (Ella Rentheim), Maria Cerdeira (Maleine, criada), Mariama kamara (Fanny Wilton), Joana Nogueiro (Frida Foldal), Luís Filipe (Vilhelm Foldal) e João Mesquita (Erhart Borkman), tendo sido possível destacar o talento de alguns jovens atores, que, juntamente com os professores António Pascoal (encenação) e António Caldeira (cenografia) foram os grandes responsáveis desta iniciativa, tendo contado ainda com a colaboração das alunas Lúcia Milhinhos e Paula Parreira (caraterização de atores).
Quer professores, quer alunos estão de parabéns e a ESSL agradece o empenho e o esforço. A qualidade é vossa.
Uma Educação completa contempla também uma base cultural e cívica!
Obrigado ainda aos fotógrafos pela cedência destas grandes memórias.