“Antes e depois de Abril. Como era a vida das mulheres na indústria portuguesa?”
Numa sessão intitulada “Antes e depois de Abril. Como era a vida das mulheres na indústria portuguesa?”, integrada nas comemorações dos 50 anos sobre o 25 de Abril de 1974, a Dra. Susana Pacheco, arqueóloga de formação, fez uma prelecção de excelência dirigida a alunos dos 9º e 12º anos da ESSL. Abordando tópicos como a segregação laboral e a opressão das mulheres no trabalho, durante a fase do Estado Novo, a especialista foi ilustrando a sua comunicação com uma série de documentos escritos e fotográficos que, em muito, enriqueceram o conteúdo abordado, com ênfase para a forma como as mulheres eram sujeitas a vigilância no seu local de trabalho, sem esquecer o modo como por vezes eram retratadas, ao serviço de uma política de propaganda muito organizada.
Susana Pacheco referiu ainda o contributo do trabalho de Maria Lamas, sobretudo depois da edição de Mulheres do Meu País, publicada em fascículos de Maio de 1948 a Maio de 1950 e que traçou o retrato minucioso da condição da mulher em Portugal nos anos 1940, com o qual a imagem traçada pelo regime teve então de se confrontar. Susana Pacheco referiu-se às condições precárias das mulheres nas fábricas, aos horários impiedosos, ao regime de controlo a que estavam submetidas pelos maridos ou familiares e a vários outros tópicos que terão, por certo, surpreendido os alunos que assistiram à comunicação.
De realçar que alguns alunos procuraram contribuir, questionando a especialista sobre um ou outro assunto, que a Dra. Susana Pacheco, a abrir a comunicação, dilucidou aspectos relativos a áreas específicas da arqueologia, como a arqueologia de género e a arqueologia activista, e que o professor António Pascoal moderou a sessão que teve lugar no ginásio da ESSL, no dia 21 de Fevereiro.